quarta-feira, 6 de abril de 2011

Peruanos se preparam para escolher novo presidente

                   (Ollanta Humala, Pedro Pablo, Alejandro Toledo,Keiko Fujimori e  Luis Castañeda)
Nesse próximo dia 10 de abril  mais de 19 milhões de peruanos estarão escolhendo um novo presidente da república. São cinco os favoristos a suceder o atual presidente Alan Garcia Perez. Ollanta Humala líder nacionalista que promete um governo voltado para os peruanos, imitando assim outros governos como da Venezuela e Bolívia. Alejandro Toledo ex-presidente da república que  sonha em voltar a presidência com propostas mais do que polêmicas como casamento de homossexuais e liberação da maconha. Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori , Luis Castañeda, ex-prefeito da capital Lima e Pedro Pablo Kuczynski, ex-ministro de economia no governo de Alejandro Toledo.
O eleito vai suceder o atual presidente do Peru, Alan Garcia, para um mandato de cinco anos no período de 2011 a 2016, com a posse marcada para o dia 26 de julho deste ano. Para ser vitorioso no primeiro turno, o candidato deve obter 50% dos votos mais um. Do contrário, será realizado um segundo turno das eleições no dia 5 de junho.
Os eleitores peruanos também vão escolher no próximo domingo (10) o primeiro e o segundo vice-presidentes da República, além de 130 parlamentares que vão compor o Congresso Nacional do país e 15 políticos para o Parlamento Andino – dos quais cinco ocuparão cadeiras titulares e 10 serão suplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário