sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Inundações em Cusco

Uma das ruas atingidas pelas as fortes chuvas

O final do mês de janeiro em Cusco marcou muitas vidas que foram afetadas por fortes chuvas, causando inundações e deslizamentos.
Houve alagamentos em vários lugares. Em Huacarpay, toda a comunidade foi inundada e o resultado foi desmoronamento de casas que na grande maioria foram construidas no perímetro da lagoa. Em Pisac, a ponte que dá acesso a cidade foi levada pela a violencia das águas do Rio Vilcanota que banha todo o Vale Sagrado dos Incas. Urumbamba e várias localidades foram atingidas. Em Machu Picchu, mais de 2000 turistas e empregados ficaram ilhados sem poder sair, pois as linhas do trem foram danificadas com os deslizamentos de terra. O resgate aconteceu graças a ajuda de vários helicópteros que levavam os turistas para o aeroporto em Cusco. Em Zurite, distrito de Anta houve deslizamento de terra e lama (huaico) que invadiu toda a comunidade e todos também ficaram desabrigados.
O caos também tomou conta da cidade de Cusco, pois o Rio Huatanay que corta toda a cidade transbordou, causando muito transtornos e perdas para as famílias que tinham suas casas construidas próximo as márgens do rio. Foram detectados vários deslizamentos em muitos locais na cidade de Cusco. O resultado foi devastador. Mortos, feridos e desabrigados.


Casa foi levada pela a força da água
Além dessas más notícias, o que mais causou revolta, foi que muitos se aproveitaram da situação para sacar proveitos dos desabrigados. Até mesmo um prefeito de uma comunidade estava escondendo doações para serem distribuidas em campanhas políticas.
Graças a Deus, não aconteceu nada consoco, estamos bem. O bairro em que moramos não foi atingido. Porém, alguns irmãos da nossa igreja tiveram perdas materias.
Agradecemos as orações de todos. Temos a certeza que estamos debaixo da potente mão do criador do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário